Corredor de ônibus – Blitz de alerta aborda 70 condutores em RP
Novidades
Publicado em 07/07/2022

Corredor de ônibus – Blitz de alerta aborda 70 condutores em RP

6 de julho de 2022

O Siga Consciente, programa de educação de trânsito da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), promoveu nesta terça-feira, 5 de julho, na avenida José Adolfo Bianco Molina, na Zona Sul, uma blitz de conscientização sobre o respeito às faixas exclusivas de ônibus que começaram a ser implantadas na cidade pelo Programa Ri­beirão Mobilidade.

A ação de prevenção de acidentes foi realizada com o apoio dos agentes civis da Transerp e policiais do 51º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, abordando 70 condutores, tanto motoristas quanto motociclistas. Durante a blitz, um panfleto foi distribuído aos motoristas com informações sobre a faixa exclusiva de ônibus.

A equipe do Siga Consciente distribuiu panfletos sobre dicas aos motociclistas para garantir um trânsito mais seguro. Outras ações de abordagem sobre as faixas exclusivas de ônibus serão realizadas neste segundo semestre. O objetivo principal é escla­recer as principais dúvidas dos condutores quanto a esses novos dispositivos viários recém implantados no município.

A próxima blitz de cons­cientização será nesta quinta-feira, 7 de julho, às oito horas, na avenida Antônio e Helena Zerrener, na Zona Oeste, na pista sentido contrário à avenida Eduardo Andrea Matarazzo, a Via Norte. A partir de segunda-feira, 11 de julho, quem usar a nova faixa de ônibus na Zona Sul será multado.

Motoristas de carros e mo­tocicletas que passarem pelo trecho já inaugurado do corredor de ônibus Norte-Sul, na avenida Presidente Vargas – entre a rua Eliseu Guilherme até a avenida Doutor José Cesário Monteiro da Silva – serão multados em até R$ 293,47 e ainda ganharão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro.

O CTB diz que transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima. A mesma regra vale desde 16 de maio para o trecho da avenida Independência, também do corredor Norte-Sul.

A Transerp ressalta que todas as faixas exclusivas para ônibus da cidade estão liberadas para o tráfego de táxis desde 23 de maio, desde que realizem o transporte de passageiros.

Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida, com o selo emitido pelo município. As fai­xas exclusivas para ônibus tam­bém estão liberadas ao tráfego de veículos de urgência e emergência, definidos no artigo 29, inciso VII, da lei federal nº 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Na lista estão viaturas do Corpo de Bombeiros – inclui o Resgate 193 –, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Civil Metropolitana (GCM), ambulâncias e similares.

Sobre os táxis, a Transerp destaca que so­mente será permitida a parada para embarque ou desembar­que nas estações de passageiros dos ônibus do transporte coletivo urbano.

Os carros devem estar devidamente identificados e sinalizados, sendo vedada a parada de outros veículos. Os motoristas comuns poderão utilizar a faixa exclusiva da Presidente Vargas somente para a conversão à direita, não sendo deste modo considerada uma infração de trânsito – o condutor deve sinalizar a conversão utilizando a seta do veículo –, bem como para a entrada e saída de estabelecimentos comerciais ou residenciais.

Escolares

Projeto de lei protocolado na Câmara de Ribeirão Preto autoriza a circulação de vans e ônibus escolares nas faixas exclusivas de ônibus da cidade.

A proposta do vereador Maurício Gasparini (União Brasil) estabelece que o tráfego destes veículos nos corredores seria permitido em dias úteis, das seis às oito horas, das onze às 14 horas e das 17 horas às 19h30, nos horários de pico.

Define também que será proibido o embarque e desem­barque de passageiros nas faixas preferenciais de ônibus.

De acordo com o autor, o objetivo da propositura é garantir mais segurança aos usuários do transporte escolar, bem como regulamentar a atividade de condução coletiva de passageiros na categoria escolar nas vias públicas do município e melhorar a agilidade dos referidos transportes.

O projeto ainda não tem data para ser votado em plenário.

FONTE: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/corredor-de-onibus-blitz-de-alerta-aborda-70-condutores-em-rp/

Divulgação – REDAÇÃO MEGA MOGIANA RÁDIO

Acesse, conheça nossa emissora – http://megamogiana.com/

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!