O novo século XXI apresenta enormes desafios em todas as áreas da infraestrutura urbana nas cidades mundiais. Alguns desses desafios não são tão novos e já estavam sendo discutidos desde o século passado, como a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Muito embora pareça ao leitor que são assuntos desligados da sua realidade cotidiana, peço que dê alguns minutos de atenção para que possamos colocar algumas informações que envolvem os diferentes assuntos e que tragam o interesse pela leitura desse nosso estudo e trabalho.
Em primeiro momento, agradecemos o tempo dedicado para a leitura deste trabalho, bem como de todos aqueles que direta ou indiretamente o farão uso em momentos futuros.
Nossos objetivos não são econômicos.
Publicamos saberes que foram adquiridos por várias décadas, oriundos da experimentação profissional no ramo da engenharia, bem como, no nosso próprio investimento em possibilitar novos conhecimentos e atualizações em especializações e demais cursos de extensão.
Nossa biblioteca pessoal todos os meses recebe pelo menos alguns novos exemplares de livros de autores em destaque, e ou com assuntos que estejam dentro do novo contexto e desafios da ODS – ONU, com metas para 2030 e 2050.
As novas tecnologias nos oferecem e satisfazem por livros digitais, eletrônicos, conhecidos por E-books. Nossa formação acadêmica se iniciou em 1977-78, onde não tínhamos a internet, e a facilidade de ter acesso aos livros em capa dura e muito menos, a livros digitais.
Essa evolução até o presente momento que escrevemos este trabalho, nos oferece uma revolução no campo do aprendizado, na busca do conhecimento e das informações que estão tornando nossa vida cotidiana diferente que a cinquenta anos atrás.
Nesse contexto, criamos o hábito da leitura de livros encadernados, em capa dura. Sabemos que os custos dessas publicações são mais altos em relação a nova modalidade eletrônica de publicação de livros digitais. Os E-books são mais econômicos, mais rápidos de serem produzidos, e com menores custos.
Isso nos motivou a publicar algumas dezenas de temas e livros, apostilas que temos prontos, porém na gaveta. Ficando na gaveta, não passamos conhecimento e informação a mais ninguém. Vamos mudar isso.
Diante da pandemia do COVID-19, tivemos a nítida percepção que seria sim, possível, novos alunos e pessoas interessadas em se apropriar de novos saberes e conhecimentos, através da comunicação digital, de informações publicadas nesse imenso campo e com inúmeras possibilidades de avançar fronteiras.
Todos nossos escritos, rascunhos, notas de aula, artigos para seminários e congressos, capítulos de livros estão sendo revisados e atualizados para nosso atual momento.
Vamos colocar nosso acervo técnico para milhares de leitores que venham a se interessar com nossas propostas e teorias.
DESAFIOS NA ADEQUAÇÃO DOS TEXTOS
Não queremos publicar livros acadêmicos e teóricos, em sua essência metodológica científica. Acreditamos que aqueles alunos que precisam aprender teorias matemáticas, como, “Integral e Diferencial”, tenham sim, que passar por conhecimento profundo da matemática, da física, da química e demais ciências.
Entretanto, nossos temas são motivados pelos problemas existentes nas cidades, em especial, nas cidades brasileiras. Assim, nossa atenção fica voltada aos problemas urbanos e nas áreas rurais que formam o território dos municípios brasileiros.
O Brasil é gigantesco, e isso é mais que suficiente para nossa dedicação na discussão e busca das soluções tecnológicas e da inovação que fará a diferença na gestão urbana das cidades.
ACESSO AO LIVRO NA EDITORA